fbpx
SímboloBranco

Neste presente texto vamos falar sobre compostagem e como realizar esse método sustentável, onde, não apenas reduz o desperdício, mas também produz um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado para enriquecer o solo, promovendo o crescimento saudável das plantas. Nesta discussão, mostraremos como a GEIA pode ajudar a realizar essa prática, explorando os benefícios, métodos e impacto positivo da compostagem no meio ambiente e na promoção de práticas mais ecológicas.

O que é a compostagem?

A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos, como restos de comida, folhas, aparas de grama e outros materiais biodegradáveis. Nesse processo, micro-organismos, como bactérias, fungos e minhocas, decompõem esses resíduos em um composto orgânico rico em nutrientes conhecido como “composto”. Esse composto é utilizado como adubo para enriquecer o solo, melhorar sua fertilidade e contribuir para o crescimento saudável das plantas. 

Benefícios da Compostagem

Compostar não só traz benefícios ambientais diretos, mas também promove uma mentalidade ecológica, incentivando a responsabilidade individual na gestão de resíduos e na preservação do meio ambiente. Aqui estão alguns dos inúmeros benefícios fornecidos: 

  • Reduz cerca de 50% do lixo gerado pelas residências. Já no caso das empresas, o índice vai variar de acordo com sua atividade desenvolvida;
  • Alivia a demanda por aterros sanitários, que atualmente se encontram sobrecarregados;
  • Reduz não só a emissão de poluentes, como também o uso de energia no transporte de lixo;
  • Evita a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e da atmosfera;
  • Você produzirá fertilizantes de forma natural e gratuita;
  • Esta é uma atividade que gera economia. Para as residências, acaba com a necessidade de adquirir adubo para as plantas. Para as indústrias, reduz os custos da coleta de lixo;
  • O adubo gerado pode ser utilizado em jardins e hortas, assim como ser comercializado, sendo mais uma geração de renda para a família;
  • A compostagem serve também como uma oportunidade para empresas demonstrarem seu compromisso com a responsabilidade ambiental. Nós da GEIA adotamos essa prática e indicamos para que outras organizações, consigam colher uma série de benefícios, começando pela redução significativa de resíduos destinados aos aterros sanitários. 
Métodos para a realização da compostagem- COMPOSTEIRA

Existem diferentes métodos de compostagem, como a vermi compostagem e a compostagem seca. A vermi compostagem é realizado a partir da ação de minhocas para ajudar os microrganismos que já existem em sua compostagem a fazer a decomposição da matéria orgânica. Já a Compostagem seca apenas os microrganismos agem no composto, o que deixa o processo um pouco mais demorado. As composteiras para vermi compostagem são formadas por duas ou mais caixas de plástico empilhadas. As duas caixas de cima são chamas de caixas digestoras, onde os resíduos são compostos e a última serve para a coleta de chorume (líquido com odor desagradável provindo da compostagem). Esta caixa conta com uma pequena torneira para a saída do líquido. 

COMO FUNCIONA A COMPOSTEIRA

A composteira funciona de forma bem simples. Basta que você junte todos os resíduos orgânicos produzidos pela sua família e coloque-os em caixas próprias para compostagem (ou direto no solo, caso você tenha espaço para isso) e cubra com material vegetal seco (serragem ou folhas secas). É necessário que o composto seja revirado durante os dias para que receba oxigênio. Se você optar pela vermicomposteira, em cerca de 60 dias você conseguirá obter o humus. Em composteiras secas, isso precisará de mais alguns dias. 

PROCESSO DE COMPOSTAGEM

O processo de compostagem é bastante simples, sendo acessível a qualquer pessoa. Inicialmente, é necessário que você compre a sua composteira ou monte a sua de acordo com as suas preferências. Se você se interessou em quer montar a sua em casa, saiba que é possível montar uma composteira caseira. Basta usar baldes ou caixas de plástico, desde que todas sejam do mesmo tamanho. Basta uma furadeira para fazer furos em uma das caixas, terra, algumas minhocas, material orgânico e material seco! Monte tudo e você conseguirá a sua própria composteira. Caso tenha dúvidas, a GEIA oferece um manual de instruções onde mostra desde os materiais necessários para realizar uma composteira, até como cuidá-la da forma correta.

MANUTENÇÃO

A manutenção da composteira funciona de uma forma bem simples. Primeiro, é necessário ficar atento à temperatura do composto. As minhocas têm preferência para temperaturas entre 13° e 27°. Se a sua compostagem ficar muito acima ou muito abaixo desta temperatura você, certamente terá problemas. Outro fator importante é a umidade, que deve ficar entorno de 50%. Para saber se o nível de umidade da sua composteira está adequado, basta pegar um punhado de composto e apertá-lo entre as mãos. Se suas mãos ficarem úmidas, a umidade está adequada. Se escorrer água, indica que está úmido demais e você deve ajustá-lo. Por fim, é necessário que você revire o composto com frequência para que ele receba oxigênio.

Por que escolher a GEIA para este serviço?

Na busca por soluções sustentáveis e eficazes, a nossa empresa se destaca como líder na implementação de programas de compostagem, trazendo consigo uma habilidade sólida e uma abordagem inovadora para atender às necessidades de nossos clientes. Investimos em novas tecnologias para a compostagem, empregando métodos que aceleram e otimizam o processo de decomposição de resíduos orgânicos. Isso nos permite oferecer resultados mais eficientes, contribuindo para a redução de resíduos e a geração de composto de alta qualidade. Nossa equipe conta com membros qualificados, prontos para oferecer soluções customizadas e adaptáveis a cada contexto

Contato

(35) 99721-6316

contato@geiajr.com

Seg. a Sex. das 08h às 20h

Siga-nos nas redes sociais

Av. BPS, 1303 – Universidade Federal de Itajubá – Prédio F1 – Sala GEIA Jr – Minas Gerais 

@ 2020 GEIA Jr – Todos os direitos reservados